Sigam-me os bons!

Pesquisa rápida pelo Sobre Muitas Coisas

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Olimpíada de Língua Portuguesa

Escrever não é um dom, um talento reservado a poucos, mas uma técnica que pode ser apreendida por qualquer criança, e por isso, a Olimpíada de Língua Portuguesa é uma ótima oportunidade para descobrir talentos e incentivar a prática da escrita entre os alunos das escolas públicas do Brasil.
A iniciativa possibilita aos professores a revisão de métodos convencionais de ensino de escrita, além de estimulá-los a buscar novos procedimentos metodológicos a fim de que possam mobilizar os alunos à produção e aperfeiçoamento de textos.
Na Olimpíada, os estudantes de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental farão textos de poesias e de memórias literárias e os de 2º e 3º ano do Ensino Médio, Artigos de Opinião.
O tema da produção deve ser "O lugar onde vivo", pois a Olimpíada acredita ser possível fazer da escrita na escola algo forte e interessante, algo tão intenso que possibilite que alunos e professores pensem em transformações pela força da palavra escrita.
São quatro etapas: Municipal, Regional, Estadual e a Nacional, esta última, prevista para Dezembro deste ano.
Ah meu tempo de escola!!!!!!!!!!!!
As inscrições podem ser feitas pelo site
http://www.mec.gov.br/ ou http://www.escrevendofuturo.org.br/

6 comentários:

Unknown disse...

Natal(RN),24/07/08,16:00h.
Boa tarde,
Sou professora do 5°ano -Fundam.I - Esc.Mun.P.Adelina Fernandes Zona Norte Natal RN.
Acredito no trabalho em que resgatamos a nossa historiocultura, valorizando os ícones nacionais,estaduais e municipais, gostarei e solicito receber em meu endereço residencial subsídios para a
aplicação em meu trabalho, se for possível! Quanto ao concurso ao iniciar o trabalho sobre o concurso, meus alunos foram bem claros, " Tia, é aquele concurso que agente não ganha nada!" Difícel é diante a realidade local... Sim hoje recebi o 2º material textual - Na Ponta do Lápis, o 1º foi Poetas da escola, acredito que o material não foi somente este, se houver disponibilidade de endereçamento de livros de poesias, conntos, etc. Agradeco o entendimento de vocês, se houvesse espaço explicaria melhor: de comum acordo com os discentes não estamos participando, mas, certifico estou usando o livro Poetas da escola conforme o programa.Somos 36 alunos, 5º ano D matutino, faixa-etária entre 12 e 15 nos. O nível classifico em Alfabetização básica/pré-silábico/slábico alfabético. Ressalva; Prefiro a correspondência Postal.
Atenciosamente,
Luziene Bandeira de Melo
( Professora )

Anônimo disse...

Boa viagem ce 29-07-08, Bom dia, Adorei as novas publicações que recebi, pois me ajudará bastante a trabalhar os gêneros textuais.
Gostaria, se possível que me enviassem alguns poemas, para que eu possa trabalhar com meus alunos de 2ºserie. Um abraço!

Lingua portuguesa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Adorei o clip das olímpíadas, e gostaria de adquirir, no meu computador, será que tem um lugar para que eu possa baixar o clip?

Anderson Alves de Alencar
emai:ander241@hotmail.com

desde já agradeço!

Anônimo disse...

sou educadora e desenvolvi este trabalho com meus alunos com tanto empenho que senti profundamente desmotivada quando nenhum deles foram escolhidos para ser enviados a voces .POESIAS muitas boas ,uma verdadeira expressão de sensibilidade,um olhar voltado para o lugar se vive.Eu quero tornar estes textos conhecidos.

Anônimo disse...

sou educadora e desenvolvi este trabalho com meus alunos com tanto empenho que senti profundamente desmotivada quando nenhum deles foram escolhidos para ser enviados a voces .POESIAS muitas boas ,uma verdadeira expressão de sensibilidade,um olhar voltado para o lugar se vive.Eu quero tornar estes textos conhecidos.