Sigam-me os bons!

Pesquisa rápida pelo Sobre Muitas Coisas

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Afinal, qual é A Terceira Margem do Rio?

Pode ser a Canoa... Que foi construída com características de um objeto duradouro. Existe no conto, uma intertextualidade com a história bíblica da Arca de Noé. A diferença é que as águas levaram a grande embarcação para longe, enquanto a pequena canoa era conduzida "rio abaixo, rio a fora, rio adentro", desaparecia mas nunca se distanciava. O rio tinha a margem direita e a esquerda, a terceira, era determinada pela canoa, passando o pai do narrador- personagem a habitar a Terceira Margem do Rio.

Pode ser a Eternidade. De acordo com Guimarães Rosa, "as pessoas não morrem, ficam encantadas". Como a temática do conto é a loucura e possui caráter transcendental, o pai do narrador-personagem poderia está morto e vivo no inconsciente do filho.
Quando ele por fim consegue se comunicar com o pai e propõe a troca de lugar, a qual é aceita, o filho treme de medo, por pavor os cabelos arrepiam e ele foge da pessoa que mais amava. "[...] Porquanto que ele me pareceu vir: da parte do além[...]", afirma o filho.

O rio sempre teve destaque na imaginação do poeta Modernista: "Amo ainda mais uma coisa de nossos grandes rios: a eternidade. Sim, rio é uma palavra mágica para conjugar a eternidade" (Guimarães Rosa)

O Desconhecido. A Terceira Margem do Rio pode ser aquilo que não se vê, que não se toca, que se conhece.
O pai, através do isolamento, busca respostas dentro de si. Distante de tudo e de todos, ele procura entender os mistérios da alma, o incompreensível da vida. O narrador-personagem questiona a existência humana.
Metaforicamente, o conto aborda a origem, o destino e a travessia, a necessidade de encarar as águas da vida.

E para você? Qual seria a Terceira Margem do rio?

4 comentários:

Unknown disse...

Lindo texto!!! Adorei!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vagner Rodrigues disse...

Sempre pensei que a terceira margem, era o observador, tanto quanto a margem direita e a esquerda, a terceira é o próprio observador marginalizado, impotente, excluído da participação ativa, mas atuando na participação impotente passiva.
Ainda como observador,as na condição de exclusão social!

Vagner Rodrigues disse...

Queria editar, mas não consegui.

Ainda como observador, mas na condição de excluído social. Entretanto, o observador, a terceira margem, pode se mover e estar em qualquer lugar, tanto nas margens quanto no próprio rio!
Obrigado e parabéns pelo post!