Sigam-me os bons!

Pesquisa rápida pelo Sobre Muitas Coisas

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Voz de mãe ao telefone conforta tanto quanto abraço

Nos últimos meses tenho acompanhado a dedicação da Mamuska quando conversa com Ninhos pelo telefone. Ela procura colocar todos os sentimentos na voz e capricha nas palavras de amor. É positiva e aproveita os créditos com encorajamentos.
Curiosa, fui direto ao “Papai Google” e encontrei um estudo feito por pesquisadores americanos. A pesquisa ‘Vencendo a distância’ sugeriu que ouvir a voz da mãe ao telefone conforta tanto quanto receber um abraço.

Vencendo a distância:
Os cientistas submeteram 60 meninas entre sete e 12 anos de idade a situações de estresse e monitoraram as respostas hormonais delas à voz materna, um toque carinhoso e um filme.
Na pesquisa, as meninas tiveram de falar e resolver questões de aritmética em público inesperadamente, o que fez acelerar os seus batimentos cardíacos e elevar os níveis de cortisol.
Após a experiência, elas foram divdidas em três grupos: o primeiro recebeu uma ligação telefônica materna logo após a situação de estresse; o segundo, recebeu um toque carinhoso, como um abraço; o terceiro foi levado para assistir ao filme "A marcha dos pingüins", considerado "emocionalmente neutro".
Resultado: a voz materna e o toque carinhoso proporcionam o mesmo nível de conforto - medido pelos níveis do "relaxante natural" oxitocina.

Nenhum comentário: