Sigam-me os bons!

Pesquisa rápida pelo Sobre Muitas Coisas

quinta-feira, 25 de março de 2010

Protesto: Servidores em greve lotam a frente da prefeitura de Sinop

Servidores de todas as secretarias municipais que aderiam ao movimento grevista estão acampados em frente ao prédio da prefeitura de Sinop desde o início da manhã.
Eles exigem que o prefeito Juarez Costa atenda a uma série de reivindicações da categoria. O gestor solicitou segurança policial, para, segundo os militares, evitar tumulto e até a depredação do patrimônio público.
De acordo com o presidente do sindicato dos servidores públicos de Sinop Adriano Marlon Perotti, o prefeito enviou o secretário de governo Ivanilson Vieira para pedir que os servidores organizassem uma comissão a fim de discutir as demandas, mas a categoria se recusou e exigiu que Juarez apresentasse a contra proposta diante de todos os grevistas ou, pelo menos, as apresente por escrito para que sejam lidas em público.
O prazo para o governo municipal se esgotou as 16:00 horas. A greve é legal e os servidores decidiram mantê-la por tempo indeterminado. Enquanto isso, ficarão disponíveis à população apenas 30% dos serviços essenciais garantidos por lei.


INSATISFAÇÃO POPULAR
Os servidores públicos denunciam total descaso do prefeito Juarez Costa diante da pauta de reivindicações apresentada. No documento a categoria exige reajuste salarial, melhores condições pessoais de trabalho e nos locais onde atuam e mais contratações de servidores para o Pronto Atendimento (P.A).
Eu conversei com alguns dos manifestantes que fizeram várias denúncias contra a atual gestão.
Algumas pessoas da secretaria das cidades afirmam sofrer com a falta de acessórios de segurança no trabalho. Muitos dos que trabalham com máquinas de podar gramas já tiveram a visão prejudicada por trabalharem sem proteção alguma.
Os funcionários da limpeza pública confirmaram a denúncia sobre a falta de uniformes. Roupas, chapéu e botas para o serviço são compradas por eles mesmos. Os que não tem condições utilizam o uniforme que ganharam durante o governo anterior.
A área da saúde é a que mais sofre. Uma funcionária denuncia que nos mutirões contra a dengue, os agentes estavam coletando as larvas do mosquito com “conta gotas” para colocar nos tubos de ensaio para enviar aos laboratórios porque não tinha equipamento para a coleta.

Nenhum comentário: