Sigam-me os bons!

Pesquisa rápida pelo Sobre Muitas Coisas

sábado, 20 de setembro de 2008

Madeira "legal" apreendida por comunitários de Juruti Velho

Eu e o Zé Rodrigues (Repcine Global), fomos conferir! Sabe aquela musiquinha "vou por terra, ar e água..."???
Então... a experiência foi mais ou menos essa!
Primeiro de carro até o aeroporto. Depois de avião. Quarenta minutos de vôo...
O colega aproveitou para tirar aquela soneca...

Depois de carro novamente até a lancha que nos levou à Juruti Velho onde estava acontecendo o conflito.
Bom, o que se passava por lá: os comunitários estavam impedindo o transporte de madeira, mesmo sabendo que que a carga estava autorizada pelo Ibama. Eles apreenderam duas balsas carregadas de produto florestal, que estava sendo transportado para Belém. São mais de mil toras de madeira de diferentes espécies, como maçaranduba, angelim, itaúba e até mesmo, segundo os comunitários, de espécies proibidas, como a castanheira.
Montaram acampamento e tudo para vigiar a madeira que foi extraída de uma área que pertence ao estado e que está sendo disputada por diversos segmentos, inclusive pelos assentados do projeto agroextrativista Juruti Velho.
Esta foi uma forma que eles encontraram de pressionar a secretaria estadual de meio ambiente a autorizar a construção de uma micro central hidrelétrica nessa área que foi liberada aos madereiros para extração de madeira.
A hidrelétrica deve beneficiar quarenta comunidades do assentamento.
Para o projeto, foram disponibilizados seis milhões de reais, que serão devolvidos ao Incra e a Prefeitura de Juruti, se as obras não iniciarem até dezembro deste ano.
Então, a briga é esta: as empresas madereiras tem autorização para explorar a área, enquanto os comunitários, enfrentam dificuldades para receber liberação para construir a hidrelétrica.
Os manifestantes afirmam que, acordo, somente com um representante da secretaria estadual de meio ambiente, do contrário, vão botar fogo em tudo!!!

Nenhum comentário: