Sigam-me os bons!

Pesquisa rápida pelo Sobre Muitas Coisas

sábado, 2 de outubro de 2010

Suavizar o sotaque

Comecei esta semana minhas sessões com a fonoaudióloga. Ela disse que vamos trabalhar para ‘suavizar meu sotaque’. Pois é... eu tenho! Vim saber disso depois que cheguei aqui no Mato Grosso! (rsrs) Vamos tentar diminuir a chiadeira do ‘S’. (rsrs) Eu acho até bonitinho, mas…

Estou com um tantão de exercícios de articulação para fazer. Preciso treinar respiração, tranquilidade na oratória, interpretação na fala, firmeza na voz e valorização dos sons, como o do ‘R’ (kkk). É claro que não vou adotar o ‘POIRTA, POIRTEIRA, PORTÃO’ (desculpem amigas! Não tô bagunçando! hihihi), mas preciso valorizá-lo, principalmente, antes de vogal e depois de consoante. É… Vamos lá! Se for pra ‘chorar’, a gente chora! Comigo não tem essa não. Guerra é guerra! Aff... rsrs.

Bom... quem me conheceu há 11 anos tem que concordar que já melhorei bastante. Minha voz era hiper infantil. Ela passou por muitas transformações. Eu era muito imperativa, ‘falava pelos cotovelos’. Como diz meu avô Ângelo: ‘Igual o homem da cobra’! Pensava um monte de coisas e queria falar tudo de uma vez só, que chegava até ficar gaga. Falava mais do que a boca que às vezes sentia muitas dores no maxilar. É... o negócio era feio! Usei aparelho ortodôntico e, porque senti dificuldades para falar, interrompi o tratamento. Por causa disso, os dentes mudaram e mudaram de posição e isso voltou a modificar a fala. Agora vou ter que voltar a usar... Ai sofrimento! Mais transformações! Mas agora com o acompanhamento da Ariane vou conseguir. Já estou até sentindo a diferença.

Nenhum comentário: