Preocupado com o aquecimento Global, o governo federal criou o Fundo Amazônia, um novo formato de cooperação internacional baseado em incentivos à redução de emissões de gás carbônico vindas de áreas desmatadas da floresta Amazonica Brasileira.
O primeiro país doador é a Noruega, que vai investir até 2015, um bilhão de dólares, que deve ser aplicado em projetos de preservação do meio ambiente.
Com o objetivo de conhecer a realidade amazonica, o primeiro ministro da Noruega Jens Stoltenberg, esteve em Santarém, onde visitou a floresta nacional do Tapajós, criada em 1974. Hoje, são mais sete mil habitantes na área.
Quem também visitou a região, foi o ministro do meio ambiente do Brasil, Carlos Minc (gente boa/super simpático).Oportunidade para apresentar algumas políticas públicas de preservação ambiental, à Stoltenberg. Um dos desafios do governo federal é promover o desenvolvimento sustentável, criando mosaicos de unidades de conservação, e manter a identidade das populações tradicionais.
Em Jamaraquá, os ministros conheceram o projeto de produção de borracha desenvolvido pela comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário